Notícia de Jaboticabal
Nota Oficial Festa do Quitute e Expofeira de Arte e Artesanato de Jaboticabal
Postado em 23/05/2022

Nota Oficial Festa do Quitute e Expofeira de Arte e Artesanato de Jaboticabal

A Festa do Quitute e Expofeira de Arte e Artesanato de Jaboticabal acontece em 2022, de forma presencial e, com a retomada da participação dos artistas, artesãos e entidades. Para dar os andamentos necessários, ocorreu, em 31 de março de 2022, uma reunião no auditório da Prefeitura com artesãos locais, das 19h às 20h30, com a Comissão Organizadora.
Neste dia, foram expostos todos os regulamentos de inscrição, seleção e participação. Sobre este último ponto, os artesãos decidiram, por unanimidade, que 20% dos estandes seriam colocados à disposição para a participação de pessoas não domiciliadas em Jaboticabal.
Os argumentos utilizados pelos próprios artesãos foram:
1°) Que em todas as feiras da região e outras localidades os nossos artesãos são acolhidos para participar, mas a recíproca não acontece em Jaboticabal e que, nos últimos anos, esse fechamento da Expofeira para artesãos de fora impossibilitou trocas e intercâmbios culturais com outros profissionais do ramo.
2°) Necessidade de diversificação dos produtos a serem ofertados na Expofeira.
Nesta reunião também foram decididos, em comum acordo, os critérios objetivos de avaliação a serem observados na seleção que antecede à Expofeira.
Foram estabelecidos para avaliação das obras de arte e artesanato os seguintes critérios: Qualidade, Inovação, Diversidade e Estética. Cada um desses critérios foi exposto e debatido, com a concordância de todos os presentes e aplicado à triagem, que ocorreu no dia 13 de maio. Para o caso de um eventual empate entre as notas estabelecidas pelos jurados, que iam de 0 a 10, o critério de desempate foi a maior estabelecida dentre os quatro itens acima citados, respectivamente.
Para a triagem das artes e do artesanato para a Expofeira, como sempre acontece, foram convidados cinco jurados qualificados. Foram dois jurados de fora de Jaboticabal, sendo uma artista plástica e artesã de Batatais, interior paulista, com carreira reconhecida nacionalmente; uma artesã de Monte Alto, com ampla experiência na área; um profissional formado em artes visuais e que atua na área de economia criativa, no ramo da moda e artesanato; e outros dois profissionais representantes do Sistema S, quais sejam Senac e Sebrae. Todos profissionais possuem ampla experiência e conhecimento de anos de atuação, nas áreas de ensino, produção e formação cultural e/ou profissional e nas artes plásticas e artesanato.
O resultado classificatório para participação foi divulgado na segunda feira, dia 16 de maio. Na terça, dia 17, ocorreu no Cine Theatro Municipal a escolha dos estandes por ordem de classificação. Em havendo desistências, haverá convocação dos artesãos e artistas classificados em lista de espera.
É preciso dizer que a triagem para a Expofeira de Arte e Artesanato é uma etapa tradicional da Expofeira, que ocorre há vários anos e é necessária para poder selecionar, de forma democrática e transparente, os participantes da feira.
Para 2022, tivemos um total de 48 inscritos para 34 estandes disponíveis. Um aumento de 11 inscrições em relação a 2019, último ano em que a Expofeira aconteceu presencialmente.
Em 2022, a Expofeira disponibilizará o espaço nos estandes GRATUITAMENTE, a pedido do prefeito Emerson Camargo, preocupado e atento à situação dos artistas e artesãos que não puderam expor seus trabalhos nos últimos dois anos. Em 2019, por exemplo, um estande custou aos artesãos 600 reais. Segundo Thais Creolezio, Diretora de Cultura, “a gratuidade da participação dos artistas e artesãos é uma importante conquista e um reconhecimento do valor e da luta do povo artesão, um compromisso com a população”
A Comissão Organizadora da Expofeira é composta apenas pelos funcionários lotados no Departamento de Cultura e está à disposição para dúvidas e demais esclarecimentos.

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2022