Notícia da Região
UPA de Sertãozinho-SP está inovando na forma de atender crianças na região de Ribeirão Preto.
Postado em 01/07/2022

UPA de Sertãozinho-SP está inovando na forma de atender crianças na região de Ribeirão Preto.

UPA de Sertãozinho-SP está inovando na forma de atender crianças na região de Ribeirão Preto.
 
A crescente busca por atendimento médico de urgência ou emergência para crianças e adolescentes é um cenário que se repete por todo o país. O mesmo tem ocorrido em todo estado de São Paulo, fazendo com que alas da pediatria fiquem lotadas e o tempo de espera para ser atendido seja maior.
 
De acordo com a coordenadora médica da UPA Sertãozinho, Dra. Nathalye Lemos, a unidade está operando na sua capacidade máxima, tanto em termos de estrutura física, quanto operacional e de atendimento. Ela ressalta que o tempo de espera acrescido, se deve ao fato de que seguimos a classificação de risco do Ministério da Saúde, com o objetivo de manter a segurança no atendimento ao paciente conforme sua urgência.
Cabe ressaltar, que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem a necessidade de ir a um serviço de emergência. Dados do Ministério da Saúde apontam que, as unidades básicas de saúde são capazes de dar solução à maioria dos casos. Mas, na prática, a população ainda procura, primeiro, as emergências. Diferentes pesquisas nacionais indicam que 80% dos pacientes que buscam um pronto-socorro são classificados como verde e azul, ou seja, sem gravidade.
Pensando nas emergências classificados como amarela e vermelha, a Innovare, empresa gestora da UPA Sertãozinho, buscou aperfeiçoar seus médicos com o que há de mais atual na medicina. O curso do PALS (Suporte de Vida Avançado em Pediatria) visa instruir o médico desde o atendimento inicial da emergência, até o transporte de uma emergência pediátrica, tanto dentro e fora do hospital. É um curso com metodologia remodelada da Instituição Médica mais renomada do mundo, American Heart Association.
Em Julho será formada a 1° turma de alunos exclusivos da UPA Sertãozinho, pioneira na Região de Ribeirão Preto.
Afinal, "as crianças são a esperança do nosso futuro e a lembrança do nosso passado".

.
.



Jornal Cidades ⓒ Copyright 2024